01 abril, 2022

Resultado - março de 2022: R$ 166.319,37 +5,47% | Dividendos 1T22

Chegou o dia do primeiro resultado mensal do blog!

Mas antes, um breve resumo sobre o que andei fazendo.

Cometi o maior erro com meus investimentos em 2016, quando decidi vender todos os meus ativos para comprar um carro premium. Voltei a investir em 2018, mas começar do zero foi mais difícil do que imaginei. 

Atualmente, minha carteira de investimentos é composta por ações, stocks e criptomoedas. Já investi em renda fixa até 2020, quando decidi vender tudo para comprar algumas ações durante a pandemia.

Agora vamos ver o resultado mensal.


Carteira: R$ 166.319,37 +5,47%

Ações: 6,19%
Exterior: -2,60%
Criptomoedas: 10,85%
 
Histórico 📈


Renda Passiva e Patrimônio Financeiro

Renda Passiva: R$ 1.524,40
Patrimônio Financeiro: R$ 166.319,37
 

1º Trimestre de 2022

Dividendos: R$ 2.114,88
 
dividendos

Os dividendos recebidos no 1T22 dobraram em comparação com o mesmo período de 2021. Sendo mais específica, uma alta de 206%.

17 comentários:

  1. Resultado forte (em especial em dividendos), o bacana é ver essa linha que oscila, mas mostra uma clara tendência de alta no patrimônio, apesar que por ora não mostre rentabilidade histórica positiva é justamente o compromisso com os aportes que fará a diferença.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P.I,

      Eu fui muito desleixada com meus investimentos por um tempo e o resultado está aparecendo na rentabilidade histórica.

      Referente o compromisso com os aportes, concordo com você. Quem aporta com regularidade tem mais chances de ver o patrimônio crescer no longo prazo do que quem não o faz.

      Olhando o histórico da planilha de rentabilidade, é possível perceber que em 2018 eu fiz um aporte de 28k em março, 2,6k em maio e valores muito pequenos nos meses seguintes.

      E o gráfico acima mostra como meu patrimônio ficou estagnado entre mar/18 e dez/18 devido minha falta de compromisso com os aportes. A linha rosa (patrimônio) fica lateralizada em 2018 e começa a subir em 2019. Entre os vários motivos que explicam a alta de 2019, minha regularidade nos aportes foi o principal.


      Abraços

      Excluir
  2. Boa noite Poupadora! Bem vinda ao seleto grupo de blogueiros da Finansfera...rsrs... Parabéns pelos resultados e pela mudança de foco a partir de um erro cometido. Interessante que você é vem agressiva nós investimentos (ações e criptos). Tem alguma estratégia definida em mente para futuramente colocar um pouco de RF na carteira? E fundo de emergência? Tem um fundo estabelecido? Depois conta mais sobre seus objetivos futuros, idade desejada para aposentadoria, etc. Grande abraço!
    VVI - vvibr.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, VVI.

      Acredito que minha agressividade nos investimentos foi aflorando por deixar meu desejo irracional de recuperar o tempo perdido falar mais alto, mas já percebi que não é o melhor caminho.

      Pretendo colocar um pouco de RF na carteira em breve e meu plano inicial é o tesouro direto (IPCA). Aproveitando o assunto, achei interessante uma postagem sua sobre LIGs. Dei uma olhadinha nas corretoras que uso (Modal e Itaú Corretora) e não achei nada por lá. Qual corretora você usa?

      Referente o fundo de emergência, mantenho 6 meses das minhas despesas mensais na poupança.


      Abraços

      Excluir
    2. Boa noite Poupadora! A corretora que consigo os LIGs com alto rendimento é a Ágora, pois estes são do Bradesco... Não tenho visto LIGs com rentabilidade tão boa em outros bancos. Sobre corretoras tenho várias e acabo sempre olhando qual me oferece a melhor opção dado o tipo de ativo. Que bom saber que você tem uma RE... não tinha visto na sua carteira e fiquei preocupado de não ter... Não gosto do Bastter mas tem uma coisa que ele diz que concordo: Devemos nos preocupar mais em investir constantemente/aumentar salário do que no que vamos investir pois, no fim, seu patrimônio aumenta muito mais por causa dos aportes do que pela lucratividade dos investimentos.
      Grande abraço!

      Excluir
    3. Vou dar um olhadinha na corretora Ágora. Sobre o fundo de emergência, não considero o valor na carteira.

      Eu comecei pelo site Bastter, mas atualmente só mantenho meus investimentos atualizados por lá para manter controlado o imposto de renda através do Bastter System. Sobre a parte que ele fala para focar no trabalho e aumentar o aporte, eu concordo. Porém estou com a rentabilidade negativa em dois papéis por acreditar que preço não importa (rs...).

      Abraços

      Excluir
  3. Olá, SP.

    Seja bem-vinda a finansfera. Gostei dos gráficos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cowboy.

      Muito obrigada. Eu gosto de gráficos, mas ainda não sei trabalhar muito bem com eles. Estou melhorando aos poucos.

      Abraço

      Excluir
  4. Ótima renda passiva no mês, inicialmente estranhei um patrimônio sem FII's com renda passiva tão alta, mas olhando o gráfico março parece ter sido atípico. Não investe em FII's por algum motivo especifico ?

    Acompanhando. Abs.
    Chavão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um mês atípico e muito positivo em dividendos para a carteira. Sobre investir em FIIs, acho interessante a possibilidade de diversificar no setor imobiliário sem colocar muito dinheiro em um único imóvel, mas até o momento não tenho intenção de investir.

      Obrigada por acompanhar. Abraços.

      Excluir
  5. Eu prefiro renda fixa e imóvel apenas. Nunca será meu perfil aportar em renda variável.

    Já apliquei em criptomoedas, fiz lucro e vendi. Mais como aposta mesmo.

    Carro é pra quem gosta rs. Vai ser difícil eu vender o meu, quero colocar placa preta em 2035, que é quando vai completar 30 anos da fabricação dele. Comprei em 2019, rodo bem pouco, compraria outro igual o modelo do meu, mas não se acha mais facilmente em bom estado de conservação e também a nível de Brasil só tem 220 pra vender. Não vejo mais nas ruas, etc...Triste.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já investi em renda fixa, mas acredito que meu perfil está mais para renda variável. Mesmo assim, pretendo colocar RF na carteira novamente. Tenho um percentual pequeno de criptomoedas na carteira, algo em torno de 1,2%.

      Carro é pra quem gosta e ultimamente para quem tem muito dinheiro (rs...). Preços nas alturas!

      Meu carro está com 120 mil/km rodados. Teria que desembolsar algo em torno de 160k para comprar um zero com o mesmo nível de conforto, ou seja, todo meu patrimônio financeiro atual. Já fiz loucura uma vez, agora pretendo ficar um bom tempo com o atual, mas não sei se chego na placa preta (rs...).

      Abraços

      Excluir
    2. Qual é o ano do seu carro? O meu 2005 está com 97 mil/km rodados.

      Excluir
    3. O meu é um motor 2.0, então, acho que novo no mercado com motor 2.0 só pra cima de 130 mil. Paguei 16 mil no meu em 2019, na fipe hoje está 21.

      Excluir
  6. Gostei da organização e dos gráficos. O que acha de abrir sua carteira?

    ResponderExcluir