31 janeiro, 2023

Livro - O Jeito Peter Lynch de Investir

O jeito Peter Lynch de investir

As estratégias vencedoras de quem transformou Wall Street


Peter Lynch é considerado um dos mais famosos gestores de fundos de investimento de todos os tempos. Ele dirigiu o fundo Magellan da Fidelity por mais de 13 anos e obteve retornos impressionantes, superando o índice S&P 500 em mais de 10 vezes. 

Em seu livro "O Jeito Peter Lynch de Investir", ele compartilha suas estratégias e insights sobre como selecionar ações vencedoras e maximizar seus lucros como investidor amador.

Uma das principais vantagens do investidor amador, segundo Lynch, é a capacidade de ser flexível e investir em empresas menores e menos conhecidas que muitas vezes são ignoradas pelos grandes investidores institucionais. 

Além disso, Lynch acredita que os investidores amadores têm a vantagem de conhecer melhor as empresas e setores que estão mais próximos de suas vidas cotidianas, o que pode ser um fator crítico na seleção de ações.

No livro, Lynch divide sua estratégia de investimento em três partes: preparando-se para investir, selecionando vencedores e a visão de longo prazo. 

Na Parte I, ele ensina como selecionar ações com potencial de crescimento a longo prazo, baseando-se em fatores como crescimento do lucro, geração de caixa e múltiplos de preço-lucro. 

Na Parte II, Lynch destaca a importância de identificar empresas com alta taxa de crescimento e que estejam subvalorizadas, além de avaliar o desempenho financeiro da empresa. 

Por fim, na Parte III, Lynch explica como manter uma visão de longo prazo e não se deixar influenciar pelas oscilações do mercado.

Em resumo, "O Jeito Peter Lynch de Investir" é um livro ótimo para qualquer pessoa interessada em aprender sobre investimento e como maximizar seus lucros como investidor amador.

Abraços e boa leitura!

5 comentários:

  1. Eu li esse livro alguns anos atrás, gostei bastante daquela fórmula que ele apresenta no livro pra ver se uma empresa está barata, tinha até feito alguns estudos com ela na época, se não me engano era (tx cresc + DY) / (P/L), tenho que reler essa obra um dia desses. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for o que estou imaginando, é a fórmula que Lynch usa para comparar a taxa de crescimento com lucros, levando em conta os dividendos. Ele considera <1 um resultado ruim, 1,5 bom e 2 para cima o resultado a ser buscado.

      Excluir
    2. Apliquei a fórmula na minha carteira e o resultado foi próximo de 3. Isso é bom? Apenas um papel deu 0,86.

      Excluir
  2. Obrigado pela indicação, Poupadora.

    Vou colocar este na minha lista de leitura para esse ano.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vindo, AMD!

      Muito obrigada. Ainda preciso melhorar muito (Risos), mas aos poucos vou evoluindo.

      Adicionei seu blog na minha lista.

      Abraços

      Excluir