01 setembro, 2023

Agosto de 2023: R$ 272.793,46 ou -R$ 3.829,96

Olá, pessoal!

Segundo mês consecutivo de rentabilidade negativa, encerrando em -3,01%. No entanto, apesar do resultado negativo em agosto, a rentabilidade anual ainda se mantém bastante positiva, ficando em +18,29%.

Vamos ao fechamento.

Carteira: R$ 272.793,46 ou -3,01%

Ações: -3,44%
Exterior: +1,76%
Criptomoedas: -9,38%


Dividendos Recebidos

Agosto: R$ 2.958,81
Média mensal: R$ 1.147,90
 

O mês de agosto trouxe uma agradável surpresa com o recebimento de R$ 2.958,81 em dividendos, representando um crescimento de +105% em comparação com o mesmo período do ano passado.


O acumulado do ano já atingiu a marca de R$ 10.737,76, superando o total de R$ 10.437,84, recebido em 2022.

Aporte Mensal

Agosto: R$ 4.639,90
Média mensal: R$ 3.947,79
 

Não estava nos meus planos trocar de emprego/cidade quando escrevi minhas metas no início de 2023. Como acabei tendo algumas despesas extras com todo o processo de mudança, tudo indica que não vou bater minha meta de aporte mensal/anual, mas espero chegar o mais perto possível.

Um abraço e até a próxima atualização. 

7 comentários:

  1. Olá SP, acho que agosto deu negativo pra quase todos, mas já era esperado, depois de tantos meses de alta, tem que dar uma quedinha pra depois continuar subindo. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bilionário!

      Aqueles 4 meses seguidos de rentabilidade positiva me deixaram mal acostumada (risos).

      Abraços

      Excluir
  2. Boa noite SP! Mudança de cidade é uma grande oportunidade pra fazer algumas mudanças de vida que sempre deixamos pra depois... Aproveita a "desculpa"...rsrs. No mais é como já falaram...é normal ter um mês de realização...é aproveitar e comprar mais. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, VVI.

      A clássica mudança de cidade: a desculpa perfeita para renovar o guarda-roupa, redecorar a casa e, claro, comprar mais 😅!

      Mas, brincadeiras à parte, realmente é uma oportunidade incrível para fazer algumas mudanças na vida🛍️📦.

      Obrigada pela visita.
      Abraço

      Excluir
  3. Meu amigo ganha líquidos 8 mil atualmente, ganha carro da empresa pra trabalhar/viajar e mora com os pais. Ele mesmo disse que se fosse morar numa cidade grande sozinho novamente, os 6 mil que ele aporta hoje seriam menos e ainda tá gastando muito por morar com os pais, poderia estar aportando 7.

    O mais difícil ao meu ver é as pessoas conseguirem manter o mesmo padrão de vida ganhando mais. Cheio de gente que ganha 5/10 mil e não poupa nada. Tenho uma casa alugada e tá pra venda também, mas vejo que quem paga aluguel ganhando menos tem que economizar muito com comida pra fazer sobrar.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anon.

      Seu amigo parece estar fazendo escolhas financeiras inteligentes, considerando sua situação atual. Ele está otimizando seus gastos ao morar com os pais e está consciente de que, caso decida viver sozinho em uma cidade grande, seu poder de poupança poderá ser afetado. É realmente admirável ver alguém que está priorizando o futuro financeiro.

      Concordo plenamente com sua observação sobre a dificuldade de muitas pessoas em manter o mesmo padrão de vida mesmo quando ganham mais. Muitas vezes, o estilo de vida tende a se expandir à medida que a renda aumenta, tornando mais difícil poupar e investir para o futuro.

      Abraço

      Excluir
  4. Eu invisto em renda fixa e tenho imóvel alugado, meu percentual em renda variável sempre foi 0% rs. Hoje se fosse ver eu recebo mais de um salário mínimo por mês somando juro de renda fixa e aluguel. Mas isso não é nada, só serve pra multiplicar o patrimônio, não posso usar, daqui a pouco a selic tá em 2% de novo com inflação de 5%

    Acho que a única coisa que podemos controlar é nosso estilo de vida, gastar menos do que ganhamos. Abraço.

    ResponderExcluir