01 fevereiro, 2024

Janeiro, 2024: R$ 325.853,85 ou -R$ 6.376,80

Olá a todos!

O começo de 2024 para a carteira não foi tão bom, registrando uma queda de -3,49%. Comparativamente, os índices Ibovespa e IDIV registraram -4,79% e -3,51%, respectivamente.

Em relação aos dividendos, recebi R$ 2.082,24, um aumento de 179,8% em comparação com janeiro de 2023 (R$ 744,17).

Realizei um aporte de R$ 5.396,85 neste mês, superando minha meta mensal, o que me deixa extremamente feliz.

Segue abaixo os detalhes do resultado mensal.

Carteira: R$ 325.853,85 ou -3,49%




Dividendos

Janeiro: R$ 2.082,24
Média Últ.12 meses: R$ 1.453,14


A renda passiva com dividendos continua a melhorar, apesar de alguns meses do ano ainda registrarem valores baixos. 

Em janeiro, recebi R$ 2.082,24, em comparação com os R$ 744,17 de janeiro de 2023, um aumento de 179,8%.


Decidi me aventurar  um pouco com futurologia e adicionei uma coluna de "Dividendos Estimados 2024" no gráfico. Vamos acompanhar e observar o desenrolar dos acontecimentos 😂.

Analisando o gráfico, é evidente que janeiro de 2024 superou significativamente todo o ano de 2018, 2019 e 2020. Que essa tendência de melhoria continue.

Aporte

Janeiro: R$ 5.396,85
Média últ. 12 meses: R$ 3.697,95


Apesar de ter feito aportes acima da minha meta mensal nos últimos três meses, a média dos últimos 12 meses permanece abaixo. Isso ainda é resultado dos aportes irregulares entre março de 2023 e julho de 2023.

Continuo focada em melhorar a consistência dos meus aportes mensais.


Início do ano e o aporte está de acordo com o planejado. Estou ansiosa para ver a coluna de 2024 ultrapassar a de 2022. Será que consigo? Vamos acompanhar...

Por curiosidade


Os poucos e leais leitores do blog já notaram que eu não contabilizo os proventos recebidos como aportes. 

Em meus registros, eles são classificados como rendimentos. No entanto, fiquei curiosa para saber como seria a evolução dos aportes levando em conta os proventos recebidos.


No gráfico mensal, levando em conta os últimos 12 meses, os proventos apresentam uma evolução em comparação ao valor aportado.


Entretanto, no gráfico anual, a evolução ainda não é tão empolgante, mas continua a melhorar. 

Um abraço

10 comentários:

  1. Olá, interessante esse gráfico dos dividendos e aportes, eu também não considero dividendos como aporte, nem acompanho muito, só reinvisto junto com o aporte. Quem sabe um dia desses se tiver meio ocioso vou adicionar uma coluna de dividendos na minha tabela de metas. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bilionário!

      Andam dizendo por aí que em certo momento os proventos se igualam ao aporte, então decidi dar uma conferida, rs...

      Agora que mencionou que não acompanha seus dividendos, percebi que realmente nunca vi isso em seu blog. Como já tenho todos os dados, foi só questão de organizá-los, inserir algumas fórmulas e deixar tudo atualizar automaticamente. Nada muito demorado.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Começo de mês e esta eu aqui batendo ponto. Parabéns pelo sucesso, o blog está show.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Investidor!

      Obrigada pela visita. Fique à vontade para passar por aqui todo mês. É ótimo saber que está gostando do blog.

      Um abração

      Excluir
  3. Quando eu começo a tentar prever as coisas geralmente significa que eu tô um pouco ansioso demais kkkkk…Mas arrasou nos seus resultados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso! 😂
      Quando a gente começa a prever demais, é sinal de que a ansiedade tá querendo dar as caras, né?
      Mas obrigada pelo elogio! Vou tentar manter a ansiedade sob controle e continuar arrasando! 😄

      Um Abraço

      Excluir
  4. Faz parte SP! Janeiro é complicado...vamos torcer pro resto do ano compensar... Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, VVI.
      Com certeza faz parte! Vamos manter o otimismo para que o resto do ano compense.

      Um abraço e que 2024 seja um ano incrível para todos nós!

      Excluir
  5. Parabéns pela consistencia nos investimentos (principalmente olhando a performance dos últimos anos) e também pela forma que vc apresentou os dados! Muito interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, S.L! Obrigada pela visita.

      Hoje estou mais tranquila ao observar a performance dos últimos anos, mas na época foi um tanto desanimador. Risos...

      Um abraço!

      Excluir