22 maio, 2024

Olá, RENDA FIXA!

É isso mesmo, pessoal! Finalmente me rendi à renda fixa.

Minha carteira estava totalmente focada em renda variável, apenas em ações, e eu sabia que precisava diversificar.

Nos últimos meses, até considerei adicionar Fundos Imobiliários (FIIs) à minha carteira para receber rendimentos mensais. No entanto, desisti dessa ideia porque teria que diversificar entre vários fundos e gastar muito tempo lendo relatórios mensais. Além disso, minha carteira ainda ficaria muito concentrada em renda variável. 

Então, comecei a considerar investimentos em renda fixa, especialmente no Tesouro Direto, focando no título IPCA+. No entanto, como meu objetivo é gerar renda, o título IPCA+, mesmo com juros semestrais, não atendia bem às minhas necessidades.

01 maio, 2024

Abril, 2024: R$ 337.048,03 ou -R$ 2.965,41

Bom dia, pessoal.

Se o mercado está subindo, você enriquece.
Se o mercado está caindo, você acumula.

Se é verdade, eu não sei, mas sigo acreditando que estou acumulando riqueza.

Minha carteira fechou o mês de abril com rentabilidade negativa e dividendos magrinhos. 

Historicamente, para minha carteira, os meses de abril e outubro não são bons para dividendos.

A novidade é que vou começar a publicar o gráfico de rentabilidade histórica, cotação vs dividendos e taxa de poupança. Sei que isso não vai mudar a vida dos poucos leitores do blog ou melhorar minha performance como investidora, serão apenas alguns dados mesmo.

Fiquei um pouco desanimada com a rentabilidade da carteira quando comparada com alguns índices, mas compreendo que cometi muitos erros no início e isso custou alguns anos de atraso.

Eu poderia ter começado o blog escondendo meu péssimo desempenho e mostrando apenas o histórico a partir do ano de 2021 ou 2022, mas não ganharia nada fazendo isso.

Segue abaixo os detalhes do resultado mensal.