22 maio, 2024

Olá, RENDA FIXA!

É isso mesmo, pessoal! Finalmente me rendi à renda fixa.

Minha carteira estava totalmente focada em renda variável, apenas em ações, e eu sabia que precisava diversificar.

Nos últimos meses, até considerei adicionar Fundos Imobiliários (FIIs) à minha carteira para receber rendimentos mensais. No entanto, desisti dessa ideia porque teria que diversificar entre vários fundos e gastar muito tempo lendo relatórios mensais. Além disso, minha carteira ainda ficaria muito concentrada em renda variável. 

Então, comecei a considerar investimentos em renda fixa, especialmente no Tesouro Direto, focando no título IPCA+. No entanto, como meu objetivo é gerar renda, o título IPCA+, mesmo com juros semestrais, não atendia bem às minhas necessidades.

Ao ler blogs de alguns colegas (Aposentada aos Trinta, Bilionário do Zero, Mendigo Investidor, Viver, Viajar e Investir, entre outros), vi que eles estavam comentando e investindo em títulos EDUCA+/RENDA+.

Decidi estudar esses títulos e gostei da ideia de garantir uma renda mensal futura para a aposentadoria.

Comecei a colocar meu plano em prática e a avaliar minhas opções. Notei que a taxa anual desses títulos estava subindo nos últimos meses, superando os 6,0% de juros "reais" ao ano, o que parecia ser uma ótima janela de entrada.

Minha meta inicial é garantir uma renda equivalente a um salário mínimo a partir de 2045. Para alcançar essa meta, planejo investir todo o meu aporte mensal no título RENDA+ 2045 sempre que a taxa anual for igual ou superior a 6,0%.


Tesouro DIRETO


Se a taxa estiver entre 5,5% e 6,0%, minha estratégia será direcionar cerca de 30% do meu aporte mensal para esse título. Caso a taxa anual seja inferior a 5,5%, vou suspender os aportes nesse título.


Títulos Públicos


Eu sei que existem várias opções de investimentos em renda fixa que oferecem pelo menos IPCA+5% e são isentos de imposto de renda, mas isso exigiria mais controle, mais tempo pesquisando e a necessidade de manter contas em diferentes corretoras e bancos. No momento, meu foco é diversificar minha carteira de investimentos, mas mantendo a simplicidade.

Sei que diversificar minha carteira é importante e acredito que essa seja a melhor estratégia para mim, pois não quero ter muitos ativos. Contudo, essa mudança me deixa um pouco desconfortável, já que precisarei diminuir ou interromper meus aportes em ações por alguns meses.

Para aliviar essa sensação, continuarei reinvestindo todos os proventos recebidos exclusivamente nas ações da minha carteira.



Por hoje é isso, pessoal. Até a próxima postagem!

6 comentários:

  1. IPCA+6% é muito bom, Brasil é o país da renda fixa, renda variável sempre patinando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Bilionário.

      No entanto, o CDI tem um retorno mais baixo se excluirmos o período "não recorrente" do Brasil (até por volta de 2005). Há algumas armadilhas ao analisarmos os dados desde 1994, porque durante vários anos o Brasil teve uma SELIC de 40% a.a. durante a transição do Plano Real.

      Mesmo assim, na situação atual, uma taxa de IPCA+ 6% é extremamente alta. A melhor opção é aproveitar essa oportunidade.

      Abraços

      Excluir
  2. A bolsa de valores ainda está muito cara, ações que poderiam dar um bom retorno tem muita intervenção política, o presidiário já reclamou que no país tem muito rentista e que ele e o governo dele não está nem aí pro mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ANON. Obrigada pela visita!

      Na minha opinião (e não devemos esquecer: "opinião é como bunda - cada pessoa tem a sua e ainda acha que a do outro fede")😂.

      Nossa bolsa está no limbo há muito tempo. Em contrapartida, está cheia de ativos bons que estão atravessando um momento ruim ou sendo vistos com ceticismo pelo mercado.

      Já passamos por momentos assim em 2015/2016, quando pessoas sábias aproveitaram para incluir em suas carteiras muitas empresas boas em um momento ruim e cobertas por nuvens negras de ceticismo do mercado.

      E como disse no início, na minha humilde opinião:

      "Nós, meros mortais, devemos aproveitar esses momentos em que a bolsa está andando de lado ou caindo para comprarmos um volume maior de ações com nossos pequenos aportes mensais".

      Abraços

      Excluir
  3. Bom dia SP! Vem que água está quentinha! Rsrs. TD atualmente está muito interessante mesmo para diversificar! Apesar de conseguirmos com alguma facilidade por aí IPCA+6%aa líquido, normalmente estes títulos são mais curtos, o que atrapalha o efeito bola de neve. TD por ter vencimentos longos acabam potencializados pelos juros compostos, tendo no final um ótimo resultado. Apenas um ponto pra você ficar de olho...Como hoje em dia a maioria das corretoras mostra o valor de mercado do título, você verá que na sua corretora o valor do seu TD vai variar bastante dada a percepção de juros futuros do mercado. Se seu objetivo é carregar os títulos até o final, ignore isso...Essa variação só causa ansiedade e não é real pra quem carrega o título até o final. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curti a recepção, VVI. Não tem nada melhor que uma água quentinha. Rs...

      É exatamente como você mencionou. Prazos mais longos são benéficos, pois maximizam o efeito dos juros compostos, além de reduzir o risco de reinvestimento.

      Considerando isso, o Tesouro Direto é vantajoso por oferecer uma taxa de juros mais alta durante um período prolongado.

      Quanto à marcação a mercado dos títulos do Tesouro, ela realmente causa muita oscilação nos preços. Já experimentei isso na prática (rs...).

      No entanto, minha intenção é manter os títulos até o vencimento e assim "garantir" uma renda extra mensal no futuro.

      Abraço.

      Excluir