01 junho, 2024

Carteira - Mai/2024: R$ 338.693,39

Olá, pessoal.

Já estamos na metade de 2024 e minha carteira de investimentos ainda está enfrentando dificuldades. E a de vocês, como está?

Maio foi um mês mais calmo no trabalho. Consegui tirar algumas horas de folga que tinha acumulado no banco de horas. Aproveitei esse tempo extra para descansar e criar um plano de diversificação para minha carteira.

Priorizei a simplicidade e o longo prazo no meu plano, descrito aqui. Mas vou resumir rapidamente para quem estiver com preguiça de ler, risos...

Minha carteira era composta exclusivamente por ações, ou seja, estava totalmente focada em renda variável. Após muitos anos com essa estratégia, resolvi diversificar e incluir uma parte de renda fixa.

Ao avaliar as opções do mercado de renda fixa com o objetivo de obter um complemento de renda mensal no futuro, acabei escolhendo o título público do Tesouro Direto RENDA+.

No entanto, olhando para a volatilidade geral da carteira, essa escolha não foi das melhores. Os títulos do Tesouro Direto, especialmente os de longo prazo, oscilam muito por causa da marcação a mercado.

Para quem pretende manter o título até o vencimento, como é o meu caso, a marcação a mercado pode ser dura.

O gráfico abaixo mostra a oscilação entre o preço (em verde, com referência na coluna esquerda) e a taxa anual (em amarelo, com referência na coluna direita) do Tesouro RENDA+ 2045, o título que escolhi.


Minha Aposentadoria


O título RENDA+ 2045 começou a ser negociado em janeiro de 2023 e, como podem observar, apresentou grande volatilidade nesse curto período de tempo. Levando isso em consideração, adotei três critérios para investir:

1º - Investirei 50% do meu aporte mensal quando a taxa for igual ou superior a 6%.
2º - Investirei 30% do meu aporte mensal quando a taxa for menor que 6%.
3º - Suspenderei o aporte quando a taxa for inferior a 5%.

Os leitores mais atentos, que leram meu plano inicial, devem ter percebido que ajustei um pouco meus critérios de aportes no título. 

Fiz isso porque não gostei da ideia de ficar alguns meses sem investir nada em ações, já que, segundo o plano original, eu investiria todo o aporte mensal no título se a taxa fosse igual ou superior a 6%.

Sobre a minha carteira de investimentos, é isso por enquanto. A outra novidade é que finalmente comprei um livro que estava desejando há muito tempo.

“O Investidor em Ações de Dividendos” (Orleans Martins | Felipe Pontes)

Este livro é um dos poucos no Brasil que utiliza exemplos e casos reais de empresas do mercado de ações brasileiro.

Se você não é um entusiasta de dividendos, não julgue o livro apenas pelo título, pois seu conteúdo vai muito além desse tema específico.

Estou ansiosa para aprender o conteúdo e, ao longo dos próximos meses, pretendo colocar em prática algumas das lições aprendidas. No entanto, farei isso de forma gradual e cuidadosa, sem precipitações.

Agora vamos ao resultado mensal da carteira.

RENTABILIDADE MENSAL/ANUAL


Para fins de comparação, começarei a publicar o gráfico de rentabilidade da minha carteira em comparação com os seguintes índices: Ibovespa, IDIV, IMA-B 5+ e IPCA. Rentabilidade mensal (em verde) e anual (em rosa).




Presumo que a maioria dos leitores já tenha ouvido falar ou conheça o Índice de Mercado ANBIMA (IMA), que é formado por todos os títulos que compõem a dívida pública.
 
Os títulos públicos possuem diversos perfis, que variam conforme a forma de remuneração (taxa fixa, taxa de juros de curto prazo, taxas indexadas à inflação) e o prazo de vencimento.
 
Para cobrir todas essas opções, o IMA se divide em vários subíndices. Um desses subíndices é o IMA-B 5+, composto por títulos públicos indexados à inflação (IPCA) com vencimento igual ou superior a cinco anos.

Considerando que iniciei meus investimentos em títulos públicos de longo prazo indexados ao IPCA, acredito que o IMA-B 5+ será uma referência excelente para comparação.

O gráfico abaixo apresenta a rentabilidade consolidada e das classes de ativos que compõem a carteira no mês de maio.




RENTABILIDADE ACUMULADA


Aproveitando que estou com energia para escrever, gostaria de me aprofundar um pouco mais em dois benchmarks que adotei para minha carteira: o IDIV (Índice de Dividendos) e o novato IMA-B 5+ (Índice de Mercado ANBIMA).

No gráfico, é possível observar que o retorno acumulado do IDIV (em verde) supera os retornos do IBOV (em azul), IMA-B 5+ (em amarelo) e IPCA (em vermelho).




O IDIV registrou um retorno acumulado menor em apenas um momento: em 2018, ficando abaixo do IMA-B 5+.

De 2019 até o início de 2023, os dois índices mantiveram-se bastante próximos em termos de retorno. 

No entanto, a partir de junho de 2023, o retorno do IDIV voltou a se distanciar do IMA-B 5+ e dos demais índices. É interessante observar que o segundo maior retorno foi justamente do IMA-B 5+.

Embora essa análise não seja um estudo detalhado sobre o assunto e o retorno acumulado de um mesmo índice possa variar para melhor ou pior, dependendo do período analisado, estou confiante e acredito estar seguindo o caminho certo.


CARTEIRA


A carteira tem se mantido estável desde dezembro de 2023, fechando o mês de maio de 2024 com um valor de R$ 338.693,39.


Dividendos_mensais


DIVIDENDOS


Os dividendos de maio voltaram para a faixa de 2 mil reais por mês. O último mês bom, em que os dividendos superaram 3 mil reais, foi em fevereiro.


dividendos_todos_os_meses


Comparado com o ano de 2023, os dividendos acumulados dos últimos 12 meses continuam a melhorar, apresentando um aumento de 18%.




APORTE


Em 2024, meus aportes têm sido constantes, e o mês de maio não foi exceção. Estou aproveitando bastante este período mais tranquilo que estou vivenciando.




Estou quase alcançando minha meta de R$60 mil/ano no acumulado de 12 meses, tendo atingido a marca de R$58 mil. Considero isso uma vitória, mas sei que preciso manter a disciplina constantemente.




Minha taxa de poupança no acumulado de 12 meses também segue melhorando, atingindo 40,6% em comparação com 38,5% em abril de 2024.




Bom, acho que terminei. Talvez eu tenha esquecido algo, não sei. Rs...


Um abraço

15 comentários:

  1. Olá Poupadora!

    Parabéns pelos posts e capricho do blog. Estou no mesmo caminho da paz e liberdade financeira, porém tenho que criar meus posts ainda. Sou mais voltado para FIRE e Minimalismo, abrindo mão de coisas que não preciso agora e aportando bastante.

    Estou perto de 500k, apesar da bolsa estar diminuindo bastante o valor dos meus ativos, mas não estou reclamando, na verdade tenho trocado muito ativo de RF por RV, todavia "infelizmente" tenho muito CDB que travei quando começou a cair a SELIC, o jeito é esperar as próximas entradas de $ e torcer para a promoção se estender. ssrsrsrsrsr.

    Enfim, só queria fazer um comentário para ver que tem mais um colega visionário no mesmo barco. Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, E.V.M.

      Eu sempre procuro manter tudo organizado, então fiquei muito feliz com seu elogio.

      Parabéns pelo belo patrimônio que você já possui. Eu ainda estou correndo atrás do meio milhão, rs... Vou adicionar seu blog à minha lista e acompanhar sua trajetória quando você começar a postar.

      Sobre os investimentos na bolsa, minha carteira também está sofrendo com o momento atual. No seu caso, que está trocando renda fixa por renda variável, este é um bom momento para aproveitar os aportes maiores e comprar algumas barganhas na bolsa.

      Também estou na torcida para que tenhamos mais meses de promoção na bolsa, rs...

      Meu foco continua sendo em ações, mas decidi adicionar um pouco de renda fixa com alguns critérios, o que gerará renda mensal no futuro.

      Aguardando suas publicações.

      Abraços.

      Excluir
    2. Agradeço a visita ao meu blog! Considerarei o livro que citou na postagem acima como uma dica, já que os bons livros costumam ser com base no cenário americano e quase sempre antigos. Como esse é de 2021, puxa mais para nossa realidade.

      E por falar em puxar, por mais que eu esteja puxado sardinha para a RV, tenho ciência da importância e validade da RF. Sempre tento acompanhar a Marília Fontes e o Guilherme Cadonhotto, pois eles costumam colocar provas com dados e gráficos os ganhos interessantes da RF. Colocando ovos em ambas as cestas, com certeza chegaremos com mais tranquilidade e segurança aos nossos objetivos!

      Estávamos falando das oportunidades, porém "estranhamente" a bolsa está subindo hoje, praticamente tudo está verde nos meus ativos 😒 rssrsrsr. Espero que no dia do meu aporte elas desanimem.rs.

      Até logo!

      Excluir
    3. Sobre o livro, tive algumas impressões variadas. Alguns pontos específicos me agradaram bastante, enquanto outros me pareceram um pouco superficiais.

      Consegui reproduzir alguns gráficos utilizando as ações da minha carteira, como por exemplo a relação entre DPA x DY e Cotação, mas ainda não revisei os dados com atenção. Atualmente, estou na seção IV do livro.

      Adoro Renda Variável, mas estou percebendo que a nossa bolsa de valores sempre apresentará alguma “oportunidade” em determinadas empresas, independentemente do motivo.

      Por essa razão, deixei de lado o receio de perder uma grande alta do mercado e decidi diversificar um pouco, investindo também em Renda Fixa através do Tesouro Direto, embora meu foco principal permaneça na Renda Variável.

      Gosto muito do conteúdo produzido pela Marília, mas ainda não conheço o trabalho do Guilherme. Pretendo explorar os materiais dele em breve.

      Abraço

      Excluir
  2. Interessante esse retorno do IDIV acima de IPCA+5%, é bem difícil bater essa meta.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achei interessante, Bilionário. No entanto, em um período mais longo, o IMA-B 5+ supera o IDIV, embora o IDIV esteja sempre próximo.

      Excluir
  3. A organização está muito boa Poupadora, um ponto que eu sempre me preocupei desde o início é o tempo gasto com a organização dos investimentos, então eu criei diversas ferramentas para automatizar boa parte do trabalho, hoje posso me orgulhar de conseguir organizar tudo gastando parcas duas horas por mês... Eu estava rodando no automático até atingir o 1MM, depois que eu atingi o 1MM fiquei meio ansioso para ver os resultados e negócio deu uma azedada, ultimamente ando olhando minhas planilhas muito mais do que deveria, isso acaba gerando uma ansiedade, tô lutando para voltar as padrão antes de ter atingido a marcar de 1MM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Surfista. Obrigada pela visita!

      Fico contente por mencionar a importância da organização. Ainda estou na fase de melhorias e automatização dos meus controles. Sou uma entusiasta da organização e, com base no seu comentário, acredito que compartilhamos essa característica, rs...

      Também tenho dado mais atenção às minhas planilhas ultimamente, especialmente porque estou implementando algumas melhorias. Isso me deixa ansiosa para alcançar a marca do meio milhão.

      No seu caso, as consultas frequentes são para observar o efeito bola de neve após atingir o 1º milhão. É compreensível, já que faz apenas alguns meses desde que alcançou esse marco. Logo você voltará à sua rotina e, quando perceber, o 2º milhão estará lá.

      Abraços

      Excluir
  4. Boa noite Poupadora!

    Depois da nossa breve conversa no blog do Surfista Calhorda, resolvi ver seu historico e realmente nos assemelhamos bastante, aportamos as mesmas quantias, temos os mesmos valores investidos e com carteiras relativamente diferentes kkkk

    Dito isso, minha carteira estou migrando para mais empresas pagadoras de dividendos e reduzindo a exposição em empresas de crescimento, e quero ver se recupero o DY proximo do seu. Hoje recebo em torno de 1500 mes com os mesmos 340k investido.

    Dito isso, seria possivel compartilhar a sua tabela de cotas? E alem disso, em alguns posts você não considera os reeinvestimentos dos dividendos como ações, então esses aportes são apenas novos valores mesmo?

    Abraço e boa caminhada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriel. Obrigada pela visita!

      Espero que sua rentabilidade histórica esteja superando a minha, rs... Brincadeiras à parte, é uma coincidência interessante, pois poderemos fazer algumas comparações.

      Iniciei minha carteira com foco em empresas de crescimento, sem muito conhecimento, o que foi meu maior erro. Comecei a mudar minha estratégia em 2021. Meu Yield era péssimo até então, mas começou a melhorar após as mudanças e, atualmente, está em torno de 5,8%, o que ainda considero baixo.

      Considero como aporte apenas a parte do meu salário destinada a investimentos. Os proventos reinvestidos são contabilizados como rendimento da carteira.

      Normalmente, compartilho a planilha de cotas com os dados do ano atual, mas no último fechamento me empolguei com os gráficos e acabei esquecendo de publicar.

      No próximo fechamento, vou me inspirar no nosso colega Surfista e publicar todo o histórico.

      Abraços e bons investimentos!

      Excluir
    2. Continuação...

      Acabei esquecendo de mencionar.

      A média dos meus proventos nos últimos 12 meses está em R$ 1.588,00, um valor bem próximo ao que você recebe mensalmente.

      Você comentou que nossas carteiras são relativamente diferentes. Gostaria de saber, além de ações, você possui outras classes de ativos em sua carteira?

      Excluir
    3. Sou Poupadora,

      Fiz alguns cálculos aqui para dar mais exatidão nos meus números. A média dos últimos 12 meses esta em R$1150, e DY médio esta em 0,4% ao mês e acumulado de 4,74%.

      Falando um pouco da historia, comecei a investir por indicação de assessor (kkkkk), e ai foi sugerido 2 FII (RECR11 e VISC11) e Fundo de investimento (Alaska Black). Fiquei 1 anos com esta carteira, até ir estudando mais sobre RV.

      Depois deste 1 ano, vendi o FI com pequeno lucro e reinvesti em ações. Assinei o Fundamentei por 1 mês, estudei todas as empresas listadas na bolsa e gostei de aproximadamente 20 ativos, dos mais diversos setores da economia. Após um tempo de investimento, criei minha planilha de balanceamento, alocando pesos/porcentagens dos ativos, e fui investimento mensalmente desde então.

      Em 2023, percebi que não gosto de FII´s, e reduzi minha participação de 25% para 15%, não fazendo novos investimentos desde então, mas não vendi os que possuo. E assim possuo apenas Ações BR no momento e esse reziduo de FIIs.

      Dessa forma, dentre as divisões da carteira, tenho as categorias abaixo:
      Categoria Numero Ativos % Atual %Ideal
      1. Dividendos Excelente/Ótimas empresas 7 31,07% 41,18%
      2. Dividendos OK/Boas Empresas 6 19,13% 24,71%
      3. Crescimento+Dividendos 7 18,04% 24,71%
      4. Crescimento 4 4,56% 9,41%

      E assim estou fazendo os rebalanceamos necessarios, nunca vendendo e apenas aportando mais.

      Dentre os erros e acertos, baseando por rentabilidade, tenho os exemplos abaixo:
      PRIO3 89%
      BBAS3 52%
      WEGE3 46%
      SAPR11 43%
      CSUD3 40%

      VAMO3 -33%
      SOMA3 -34%
      MOVI3 -35%
      LREN3 -62%
      PETZ3 -64%

      Este ano, mudei alguns parâmetros, talvez influenciado pelas rentabilidades acima.
      1 - Não comprar ações que intermedeiam negócios (Exemplo PETZ, LREN e Seguros). Que tipo de valor se pode obter de uma empresa que não controla a cadeia produtiva? Que todo o ônus da operação acaba sobrando pra ela? Prefiro ARZZ e SOMA, que produzem (Capacidade de reduzir custos) e vendem (Controlam a cadeia). Como o Barsi fala, varejo quebra, mas tendo o exemplo de ARZZ e Vivara por exemplo, acho mais dificil que uma petz da vida que apenas compra por x e vende por y.

      2- Preferencia por industria/transformação. A partir do momento que se tem controle da cadeia produtiva, você pode focar em novos produtos e desenvolvimento do negocio, havendo muito mais controle em relação a margens.

      Continue com as postagens que estão bem interessantes.

      Excluir
    4. Obrigada pelo retorno, Gabriel.

      Abraço

      Excluir
  5. Palabéns pela organização e resultados, Poupadora!

    Tenho ficado em grandes dilemas quando chega a hora de eu fazer meus aportes. Minha vontade real é simplesmente mandar tudo pra fora e aportar lá, mas tenho tentado isolar minha emoção da razão, entã tenho feito aportes em ações aqui no BR por entender que existem boas oportunidades. Espero que o tempo não me prove que estou redondamente enganado.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, E.T.

      Eu entendo o dilema que você está enfrentando no momento de decidir onde investir. Acredito que todos os investidores passam por essa situação em algum momento.

      Investir na bolsa americana é realmente uma ótima opção. Desde 2019, a bolsa americana rompeu a máxima histórica mais de 150 vezes.

      No entanto, é importante lembrar que também houve períodos prolongados sem retornos significativos. Por exemplo, entre 2000 e 2013, a bolsa americana passou 14 anos sem dar retorno.

      Atualmente, grande parte da alta da bolsa americana tem sido impulsionada por um pequeno grupo de gigantes da tecnologia (As 7 Magníficas).

      Em 2023, essas empresas tiveram um crescimento superior a 50%, enquanto mais de 490 outras empresas do índice S&P 500 quase não apresentaram crescimento.

      Apesar disso, manter uma parte do seu portfólio de investimentos no exterior é sempre uma boa estratégia.

      Abraço

      Excluir