01 julho, 2024

Carteira - Junho 2024: R$ 350.002,35 ou +R$ 11.287,13

Bom dia.

É só impressão minha ou os dias estão passando num piscar de olhos? O primeiro semestre deste ano voou! Da mesma forma, vou fazer o fechamento mensal rapidinho desta vez (rs)...

RESULTADO MENSAL


1. COMPOSIÇÃO ATUAL



2. PERFORMANCE


2.1 Rentabilidade Mensal e Anual


A carteira teve uma alta de 1,38% em junho, mas terminou o primeiro semestre de 2024 com uma queda de 5,29%. Foi um semestre difícil para a carteira, e a situação poderia ter sido ainda pior se não fosse pelos proventos recebidos, que ajudaram a amenizar a queda.

2.2 Carteira x Benchmarks


A rentabilidade acumulada da carteira em 2024 é de -5,29%. Comparativamente, o Ibovespa caiu 7,66%, o IDIV teve uma queda de 3,41% e o IMA-B 5+ recuou 5,04%. O IDIV foi o índice que menos caiu, demonstrando que os dividendos ajudam a amortecer as perdas em períodos de queda na bolsa.

2.3 Rentabilidade Acumulada


3. VALOR DA CARTEIRA


3.1 Carteira: R$ 350.002,35


4. PROVENTOS RECEBIDOS


4.1 Junho: R$ 4.770,85


Recorde da carteira! Em junho, recebi um total de R$ 4.770,85 em proventos. Continuo firme na minha estratégia.

4.2 Acumulado 12 Meses: R$ 22.328,88


Os proventos acumulados nos últimos 12 meses somam R$ 22.231,68. Se não me engano, minha meta para 2024 é alcançar R$ 23 mil. Espero conseguir atingir essa meta, mas tenho algumas preocupações. O Bradesco anunciou proventos em junho, mas com pagamento previsto até janeiro de 2025, e a Taesa informou uma redução no payout para 2024.

5. RENDA ESTIMADA COM TESOURO RENDA+ 2045


5.1 Renda Mensal: R$ 221,46


Achei interessante acompanhar a renda estimada dos títulos RendA+ por meio de gráficos. Estou estudando o funcionamento desses títulos aos poucos e aprendendo algumas coisas.

Inicialmente, minha meta é atingir uma renda bruta de R$ 1.550,00, o que significa que preciso comprar 86,71 títulos. Pelo que entendi, o Tesouro Nacional calcula esse valor dividindo o VNA da NTN-B pelo número de pagamentos:

VNA Atual: R$ 4.290,148765
Pagamentos: 240 meses
Cálculo: 4.290,148765 / 240 = 17,8756
17,8756 * 86,71 = R$ 1.550,00

Ainda não descobri como calcular o valor líquido, já que o IR também incide sobre o valor corrigido pela inflação. Por enquanto, estou considerando os valores brutos estimados.

5.2 Acumulado 12 Meses: R$ 281,21


Para manter a estética dos gráficos, incluí o histórico de anos desde que comecei a investir. (rs..)

6. APORTE E TAXA DE POUPANÇA


6.1 Aporte Mensal: R$ 6.520,83


Junho foi mais um mês em que consegui investir acima da minha meta mensal. Até agora, não tive nenhum imprevisto que afetasse meus aportes. Rumo ao próximo mês!

6.2 Acumulado 12 meses: R$ 61.078,22


Meta anual alcançada! Pelo menos nos últimos 12 meses, rs...

O total aportado nesse período foi de R$ 61.078,22, um pouco acima da minha meta anual de R$ 60 mil. Sei que não tenho controle sobre tudo, mas vou continuar disciplinada para manter-me dentro da meta daqui em diante.

6.3 Taxa de Poupança: 42,1%


Acho que é isso, pessoal. Vou deixar o link do meu histórico da planilhas de cotas para quem quiser conferir.


9 comentários:

  1. Muito bom SP!

    Em relação ao RENDA+ eu enviei uma pergunta hoje pro suporte do TD, estou com dúvida em relação a cobrança da taxa de custódia, no nubank fala uma coisa, no site do TD outra... Por enquanto comprando forte as NTNB! IPCA+6,5% hoje, que loucura!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Bilionário.

      A taxa de custódia da B3 para os títulos Renda+ será isenta para investidores que não realizarem resgates antecipados.

      Quando começar o fluxo mensal de pagamentos, serão isentos aqueles que receberem até 6 salários mínimos. Acima desse valor, será cobrada uma taxa de 0,10% sobre o excedente.

      Se houver resgate antecipado, as taxas serão:

      De 0 a 10 anos: 0,50%
      De 10 a 20 anos: 0,20%
      Acima de 20 anos: 0,10%

      Abraço

      Excluir
    2. Muito Obrigado pelas informações SP, onde encontrou elas?

      Então, no caso de termos apenas RENDA+ não haverá taxa semestral? Isso é interessante.

      Abraços

      Excluir
    3. Bilionário

      A isenção da taxa da B3 é uma das vantagens desses títulos. Por outro lado, a maior desvantagem seria a duração limitada do fluxo de renda a apenas 20 anos.

      Se entendi corretamente, se você possuir apenas títulos Renda+ e os carregar até o vencimento, a taxa semestral não será cobrada.

      Encontrei algumas informações sobre os títulos Renda+ aqui:

      https://www.tesourodireto.com.br/blog/planeje-a-sua-aposentadoria-complementar-com-o-tesouro-renda.htm

      Excluir
  2. Poupadora, parabéns pela evolução do patrimônio.
    Sua apresentação é ótima, seus gráficos muito bem feitos e objetivos.
    Também sou uma poupadora que está no caminho FIRE, muitas vezes ansiosa pra chegar logo no objetivo. Ler os blogs de vocês da finansfera é uma terapia pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Suzana. Obrigada pela visita!

      Fico muito feliz quando vejo mais mulheres investidoras por aqui. Parabéns!

      Eu adoro gráficos e, sempre que tenho um tempinho, gosto de brincar com eles, rs...

      Eu entendo bem a ansiedade, pois também sou assim. Acompanhar a evolução de outros colegas mostra que o caminho não é fácil para ninguém, mas nos mantém motivadas.

      Quem sabe surge mais um blogger de outra Poupadora!

      Um abraço e sucesso!

      Excluir
  3. Sua taxa de poupança é interessante, mas acredito que sua empresa não banque seu custos pessoais, logo não poderia aportar por exemplo, 80% do que ganha né? Se a empresa bancar comida, combustível, luz, água, etc, nosso salário fica mesmo só pra gastar com lazer. É o que eu faço hoje, não me recordo a última vez que comprei comida com meu salário.

    Eu poderia aportar 90%, mas tem que viver um pouco também. Mas gasto mesmo, só com lazer/prazer. Mas a empresa tem que te pagar o salário e seus custos básicos por fora.

    ResponderExcluir
  4. Poupadora, parabéns pelo resultado! Seus proventos esse mês foram monstruosos, acho que os meus nunca passaram de 3,5K em um mês.

    Também tenho sentido o tempo passar extremamente rápido, ainda que as horas no trabalho às vezes pareçam estar estacionadas.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Poupadora, na evolução patrimonial, mostra que sua carteira esta perdendo para inflação. Vc está considerando o reinvestimentos dos dividendos?, ou só a evolução das cotas? Por que com os reinvestimentos dos proventos, acho que ela bateria o IBOV e a inflação.

    ResponderExcluir