01 setembro, 2024

Carteira - Agosto 2024: R$ 398.985,99 ou +R$ 36.807,60

Olá, investidores.

Finalmente tivemos uma alta significativa na bolsa em 2024, o que trouxe números mais animadores para o fechamento mensal da carteira (rs...).

Minha carteira chegou a ultrapassar a marca dos R$ 400 mil durante o mês, mas, nos últimos dias, recuou e fechou em R$ 398 mil. Ainda assim, encerrou o mês com uma valorização de 8,26% e gerou mais de R$ 4 mil em proventos.

O Ibovespa teve o melhor desempenho mensal de 2024, renovando as máximas históricas em vários dias e ultrapassando os 137 mil pontos ao longo do mês, embora tenha fechado em 136 mil pontos.

Os índices IDIV e IMA-B 5+ também apresentaram altas de 6,69% e 0,77%, respectivamente.

No lado pessoal, ainda não voltei a correr, mas espero retomar em setembro. Por enquanto, estou fazendo caminhadas rápidas de 6 km, três vezes por semana.

RESULTADO MENSAL


1. RENTABILIDADE


1.1 Ativos da Carteira



1.2 Carteira x Índices



1.3 Rentabilidade Histórica



2. CRESCIMENTO DA CARTEIRA


2.1 Últimos 12 meses



2.2 Histórico



3. COMPOSIÇÃO




4. PROVENTOS RECEBIDOS


4.1 Últimos 12 meses



4.2 Histórico



5. RENDA ESTIMADA COM TESOURO RENDA+


5.1 Últimos 12 meses



5.2 Histórico



6. APORTE


6.1 Últimos 12 meses



6.2 Histórico



7. TAXA DE POUPANÇA



11 comentários:

  1. É interessante observar que o IDIV, mesmo com alguns ativos mais voláteis em sua composição, continua apresentando um desempenho melhor em termos de rentabilidade no período de 2018 até o momento, superando consistentemente os índices de referência que você utiliza.

    Em relação à sua carteira, é animador ver que ela começa a mostrar sinais de recuperação após um período desafiador entre o final de 2020 e o início de 2023.

    Sigo acompanhando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anon.

      De fato, o IDIV tem várias "pimentinhas" em sua composição, especialmente do setor de construção civil.

      Quanto à minha carteira, ela vem se recuperando aos poucos do péssimo desempenho que começou no final de 2020.

      Abraço

      Excluir
  2. Você está com bons aportes e, mais importante, com uma regularidade de aportes. Não tem como dar errado. Apesar de estar com menos de 500k, já percorreu mais da metade do caminho para o milhão. Apenas siga com o bom trabalho.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mendigo. Obrigada pela visita!

      Fiquei animada com seu comentário. Acredito que já consolidei o hábito de aportar mensalmente. Alguns imprevistos podem surgir e reduzir o valor do aporte, mas seguirei focada.

      Não lembro em qual blog li que os primeiros 100 mil são a metade do caminho para o primeiro milhão. Estou animada com essa ideia.

      Um abraço

      Excluir
  3. Belíssimo resultado, Poupadora. Mais uma vez você teve proventos incríveis também.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Engenheiro.

      Este foi um daqueles meses atípicos na bolsa, com a entrada de capital estrangeiro e outros fatores. No entanto, os proventos gerados pela carteira são reais e estão crescendo aos poucos, independentemente da volatilidade dos preços dos ativos. Vamos em frente!

      Um abraço

      Excluir
  4. Ótimos resultados, com esses aportes gordos e regularidade o primeiro milhão estará bem próximo. Comecei recentemente a minha batalha para a IF, vendo o seu blog e de outros a maioria não tem um valor considerável da carteira em FIIs, alguns nem possuem (você). Teria algum motivo em especifico para a estratégia alocar quase tudo em ações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Ariel.

      Fico sempre feliz quando alguém inicia um plano em busca da Independência Financeira. Te desejo muito sucesso nos próximos anos.

      Sobre investir em FIIs, não sei exatamente por que muitos colegas da finansfera têm pouca exposição a essa classe de ativos em suas carteiras.

      No meu caso, estou mais focada em acumular patrimônio ao máximo nos próximos anos, sem necessariamente planejar uma demissão. Por isso, os rendimentos mensais pagos pelos FIIs não me atraem muito na fase atual em que me encontro.

      No entanto, considero importante a segurança de uma renda mensal passiva e estável, especialmente para quem está pensando em deixar o emprego.

      Embora eu não pretenda deixar meu emprego, achei interessante planejar uma renda mensal para a minha "possível" aposentadoria por idade, por meio do Tesouro Renda+.

      Apesar de não gostar do ambiente de trabalho, adoro minha área de atuação e não me vejo afastada dela tão cedo.

      Enquanto isso, sigo trabalhando para que minha carteira de ações gere cada vez mais proventos ao longo dos anos, sem me preocupar com as oscilações mensais.

      Acho que as pessoas precisam focar no que acreditam e seguir em frente, afinal, não existe uma única forma de acumular patrimônio.

      Um abraço

      Excluir
  5. Uma máquina de aportes, parabéns! Gostei do gráfico que mostrar o valor marcado a mercado x valor investido, vou montar um gráfico desses para mim.
    Parabéns pela organização.

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde Poupadora, ótima evolução parabéns
    Sobre seus gráficos, vc usa algum site/aplicativo ? Ou faz na mão no excel ?

    ResponderExcluir
  7. Parabéns SP! De grão em grão se constroe um patrimônio. Grande abraço!

    ResponderExcluir