01 novembro, 2023

Outubro de 2023: R$ 274.775,26 ou -R$ 1.664,54

Olá a todos.

A carteira encerrou o mês de outubro no vermelho. Isso marca o quarto mês consecutivo de rentabilidade negativa, embora a rentabilidade anual ainda se mantenha positiva, atingindo 14,76%.

Uma boa surpresa foi o recebimento de R$ 12,05 (valor líquido) em Taxa de Empréstimo, após um longo período disponibilizando minhas ações para aluguel. Espero que essa tendência continue (risos).

Vamos ao fechamento.

Carteira: R$ 274.775,26 ou -2,19%

Ações: -2,40%
Exterior: -0,09%
Criptomoedas: +20,47%



Aportes Mensais

Setembro: R$ 4.500,00
Média 12 meses: R$ 3.603,25


Meus aportes foram mais consistentes nos últimos 3 meses, mas abaixo da meta mensal para 2023.


Restando apenas dois meses para o final do ano, acredito que o total de aportes deve ficar próximo da média anual. Sigo focada.

Dividendos Recebidos

Setembro: R$ 82,81
Média 12 meses: R$ 1.271,00
 

Recebi R$ 82,81 em proventos em outubro, um crescimento de 66,4% em comparação com outubro de 2022. Novembro deve ser um mês em que a carteira deve receber proventos mais substanciais.


No acumulado do ano, o total recebido atingiu a marca de R$ 12.528,16, o que representa um aumento de 20,16% em comparação com 2022.



Um abraço e bons investimentos 😉

2 comentários:

  1. Boa noite SP! Parabéns pelo resultado parcial do ano...está com uma ótima rentabilidade! Sobre aluguel de ações eu só estava ganhando centavos em cada operação e acabei por parar de alugar mês passado pois o trabalho que dá pra controlar a carteira sendo que os aluguéis retiram os ativos da sua carteira e ainda a preocupação com declaração de IR (simples mas não pode esquecer) não estava compensando no meu caso. Espero que continue valendo a pena pra você! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, VVI!

      Aos pouquinhos minha rentabilidade está melhorando. Foi a primeira vez que uma ação da minha carteira é alugada, mas estou atenta a questão do I.R.

      Sobre a retirada do ativo da carteira, na minha corretora atual, isso não acontece. Sei que o ativo saiu da carteira, mas a corretora mantém todas as informações visível no sistema.

      É como se não tivesse sido alugada, porém no sistema da B3 (Área do Investidor) fica como "aluguel" e separado dos meus outros ativos.

      Referente a remuneração do aluguel, na maior parte dos casos são centavos mesmo. E para piorar as taxas cobradas pela corretora podem chegar até 50% do aluguel.

      Um abraço

      Excluir