03 janeiro, 2024

Comentando as metas de 2023 | Metas para 2024

Bom dia, pessoal. 

Chegou o momento de analisar como me comportei durante o ano de 2023. Será que fui uma boa menina! 

Em 2023, ocorreram algumas mudanças não previstas. Necessitei trocar de emprego e cidade, ajustando-me à nova rotina de trabalho, entre outras coisas. Embora não tenha alcançado todas as metas, acredito que me saí muito bem.

Metas para 2023:


1. Saúde


✅ Continuar focada em manter uma alimentação saudável

Meta alcançada com muita facilidade. Posso afirmar que meu paladar está totalmente adaptado a refeições saudáveis, embora tenha precisado me tornar amiga da cozinha. 

É claro que aproveitei algumas refeições livres ao longo do ano, afinal, ninguém é de ferro, mas, de maneira geral, estou muito satisfeita com a minha alimentação.
 
✅ Fazer no mínimo 70km de corrida ao ar livre no mês

Outra meta alcançada com facilidade. Durante o ano de 2023, entre caminhadas e corridas leves, atingi a marca de 1.634 km, sempre orientada por profissionais. 

Sinto-me ótima e ansiosa para repetir tudo novamente em 2024.
 
✅ Iniciar treino de musculação

Com muito esforço, consegui manter minha rotina de treino de musculação. Treinando três vezes por semana, obtive resultados aceitáveis, mas não é algo que eu realmente aprecie.

 

2. Investimento



❌ Aportar no mínimo R$ 60.000,00 no ano

Aqui a vaca foi pro brejo🤣. Definitivamente passei longe de atingir 60 mil de aporte. No acumulado do ano, o aporte total foi de R$ 43.856,62 ou -R$ 16.143,38. 

Precisei trocar de emprego/cidade no início de 2023, e isso contribuiu para ficar longe da meta. 
 
❌ Obter no mínimo 17k de dividendos/JCP 

Infelizmente, não consegui atingir os 17 mil em proventos, mas cheguei perto. Recebi R$ 16.099,61, o que, em comparação com 2022, representa um crescimento de 54%. 

 

3. Pessoal



❌ Fazer uma viagem para minha terra natal

Outra meta não alcançada. Acabei perdendo minhas férias devido à troca de emprego, então a tão esperada viagem foi adiada.
 
❌ Passar a virada do ano em alguma praia

Essa era uma das metas que eu mais almejava, porém, infelizmente, não consegui alcançar. O aumento na minha carga horária semanal foi o principal motivo pelo qual não pude passar a virada do ano na praia.

 

No geral, experimentei um ano incrível e aproveitei cada momento. Agora, estou empolgada para concentrar minha energia para 2024.


Metas para 2024


1. Carteira de investimento


Estabelecer metas para a carteira de investimentos geralmente não costuma dar certo, especialmente considerando que a minha carteira é composta por 100% de renda variável. No entanto, vou me arriscar e ver o que acontece.

  • Aportar R$ 60 mil/ano
  • Receber R$ 23 mil em PROVENTOS
  • Alcançar a cifra de R$ 420 MIL
  • Bater o IDIV e CDI (rs...)

2. Saúde / Pessoal


Senti-me muito bem cuidando da minha saúde física em 2023, e confesso que não consigo mais abandonar os novos hábitos que adquiri. Continuarei com minha rotina de atividades físicas e alimentação saudável. 

No entanto, minha jornada de trabalho aumentou, e estou começando a me sentir exausta. Caso precise escolher entre corrida e musculação, optarei pela corrida (risos).

Este será um ano bastante agitado para mim, então serei mais conservadora em relação às metas pessoais.

  • Continuar correndo/caminhando 4x por semana
  • Dedicar mais tempo no treino de musculação
  • Ler um livro por mês
  • Aproveitar melhor meus raros momentos de folga.
  • Descansar uma semana inteira nas férias

Com as metas estabelecidas, inicio o ano de 2024. Diante de qualquer mudança ou obstáculo que surgir, enfrentarei com serenidade e elegância.


Abraços

8 comentários:

  1. Ótimas metas! Pelo seu texto vc parece uma pessoa foçada e disciplinada, parabéns! Já tem planos para o que faria se chegasse à independência financeira?
    100% rv é admirável, eu não tenho estômago, rs.
    Espero que consiga cumprir as metas!
    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Apoiador Finansfera. Agradeço pela sua visita!

      Não foi simples manter a disciplina, e em alguns dias, precisei de muita força mental para sair da cama (Rs...). Atualmente, apesar do cansaço, seguir minha rotina diária está muito mais fácil e natural.

      Quanto aos planos para uma futura independência financeira, não os tenho. Honestamente, meu objetivo principal é acumular patrimônio e aumentar minha renda passiva.

      Contudo, quando isso acontecer, acredito que optaria por reduzir minha carga horária semanal de trabalho para 36h. Dessa forma, continuaria a trabalhar com o que gosto, mantendo ainda mais tempo livre no meu dia a dia.

      Quanto à ideia de possuir uma carteira totalmente concentrada em renda variável, por mais peculiar que possa parecer, sinto-me confortável.

      Talvez seja necessário enfrentar algumas adversidades do mercado para ganhar mais discernimento (rs...), mas não me preocupo excessivamente com isso.

      Abraço

      Excluir
  2. Boas metas, eu só fiz as financeiras este ano, mas eu deveria incluir perder peso kkkk

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Bilionário.

      Obrigada. Se não me engano, você compartilhou suas metas em outubro ou novembro. Vou lá dar uma olhadinha.

      Perder peso é uma excelente meta para o ano, e mantê-lo é ainda melhor. Se conseguir incorporar na sua rotina diária esse trio: alimentação saudável, exercícios físicos e uma boa noite de sono, os resultados aparecerão rapidamente.

      Abraço.

      Excluir
  3. Bem legal seu controle de metas SP! Parabéns pela organização! Pensei em fazer um post semelhante mas só atualmente a única coisa que consigo fazer é cuidar da VVI baby...rsrs. Não sobra tempo pra nada.. rsrs. Boa sorte nas metas de 2024!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, VVI.

      Obrigada pelo elogio! Entendo perfeitamente a correria, especialmente com um bebê! Priorizar a VVI é super importante. Boa sorte para você também, que 2024 traga muito sucesso e momentos especiais para você e sua família!

      Excluir
  4. Se você precisou optar pela corrida, não deixe de fazer o fortalecimento (em casa mesmo). Dá para pesquisar vídeos no YouTube que ensinam direitinho como fazer o fortalecimento (panturrilhas, tornozelos e joelhos) voltado para a corrida! Bons treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, TD!

      Agradeço pela sugestão. Já pratico alguns exercícios de fortalecimento em casa utilizando o YouTube. Isso tem sido muito útil e reduz bastante as chances de lesões. Continuo dedicada à corrida.

      Abraço

      Excluir