01 janeiro, 2024

Dezembro de 2023: R$ 332.230,65 ou +R$ 20.121,68

Olá, investidores!
 
O ano de 2023 chegou ao seu término, mas as memórias e as agradáveis conversas com familiares, amigos e colegas de trabalho permanecem. 

Agora é o momento de aproveitar a contagiante energia das celebrações de fim de ano para iniciar 2024 com tudo.

Antes de ir para o fechamento mensal, gostaria de compartilhar algumas mudanças que implementei em minha carteira nos meses de novembro e dezembro de 2023.

Minha carga horária de trabalho aumentou de 40 horas por semana para 76 horas por semana. Com uma jornada tão intensa e utilizando o pouco tempo livre disponível para estudo e cuidados com a saúde, optei por simplificar ao máximo minha carteira de investimentos, a fim de reduzir o tempo dedicado ao acompanhamento e declaração de impostos.

Optei por resgatar todos os investimentos realizados no exterior, reconhecendo que não foi a melhor decisão e que, no futuro, eu possa vir a lamentá-la. No entanto, diante do cansaço extremo, julguei ser mais sensato simplificar as coisas.

Nesse sentido, decidi zerar minha posição em stocks no exterior, obtendo uma rentabilidade total de +28,82%, já descontando taxas e impostos. Embora tenha considerado reinvestir o montante em dois ou três ETFs, desisti da ideia, mantendo o foco na simplificação.

As criptomoedas, que representavam menos de 0,4% da carteira, foram igualmente vendidas, resultando em uma perda de -84,91%, equivalente a -R$ 874,39.

O gráfico abaixo ilustra claramente que a consequência dessa modificação foi uma concentração expressiva em um número reduzido de empresas na minha carteira de investimentos, especialmente no setor financeiro.

Compreendo a necessidade de tomar medidas a respeito, e pretendo abordar essa questão com paciência, realizando novos aportes ao longo de 2024.


Agora, podemos avançar para analisar o desempenho anual da carteira.

Até outubro de 2023, considerava certo que seria mais um ano desafiador para a bolsa e minha carteira. No entanto, o mercado reagiu, e os últimos dois meses do ano contribuíram significativamente para o desempenho da carteira.


Em outubro de 2023, meu patrimônio era de R$ 274,8 mil, subiu para R$ 312,1 mil em novembro e encerrou dezembro em R$ 332,2 mil. Esse resultado refletiu um crescimento nominal de +R$ 57 mil ao longo de dois meses.

No ano, em termos nominais, o meu patrimônio financeiro aumentou de R$ 205,9 mil para R$ 332,2 mil, representando um crescimento de R$ 126,3 mil, equivalente a +61,38%.


Os números apresentados acima servem apenas como uma ilustração do desempenho da minha carteira ao longo de 2023. Considerando a Planilha do AdP, os resultados são os seguintes:

Em dezembro, a carteira registrou uma rentabilidade de +4,67%, contra +6,6% do IBOV. No acumulado do ano, a carteira apresentou um ganho de +33,04%, enquanto o IBOV alcançou +22,28%.


Estou satisfeita com o desempenho da minha carteira ao longo do ano de 2023. Reconheço que correções podem ocorrer de um dia para o outro, seja devido a realizações parciais de ganhos, instabilidades políticas ou até mesmo eventos como uma pandemia. 

Pode ser que uma correção ocorra já em janeiro de 2024!

Carteira: R$ 332.230,65 ou +4,67%



Quanto aos dividendos, dezembro apresentou um desempenho superior ao mesmo mês de 2022. No total, recebi R$ 2.086,08, representando um aumento de +26,6% em comparação com dezembro de 2022.


O gráfico acima mostra que a média dos últimos 12 meses alcançou o valor de R$ 1.341,63, superando o salário mínimo de R$ 1.320,00.

No acumulado de 2023, alcancei o montante de R$ 16.099,61, registrando um acréscimo de +54,68% em relação a 2022.


O tema é polêmico, repleto de controvérsias, e não tenho a intenção de me aprofundar nele. Contudo, no gráfico acima, é perceptível que, após uma mudança gradual na composição da carteira, substituindo empresas de baixos dividendos por empresas de altos dividendos, o Dividend Yield apresentou uma melhora progressiva, embora ainda permaneça em níveis modestos. 

O Yield on Cost também segue melhorando, porém, os dados ainda não estão completamente consolidados.

A tabela abaixo detalha a evolução dos dividendos e a taxa anual composta nos últimos 5 anos.


Quanto aos aportes mensais, consegui encerrar o ano de maneira disciplinada, e estou grata por isso. Em dezembro, o valor investido foi de R$ 5.284,10, superando minha meta mensal de 5 mil reais.

No entanto, a média mensal ficou em R$ 3.654,72, representando apenas 73,09% da meta.


Durante o ano, realizei aportes no valor total de R$ 43.856,62, o que está consideravelmente abaixo do que havia planejado para 2023, mas acima da minha média anual de R$ 42.325,30. 

No entanto, sinto-me feliz por ter conseguido aportar em praticamente todos os meses do ano.


É isso, pessoal.

Gostaria de expressar minha gratidão a todos os leitores do blog e espero ter conseguido proporcionar um post abrangente de encerramento anual para vocês, já que não terei muito tempo em 2024. 

Já programei dois posts para os próximos dias: um abordando as metas de 2023 e outro sobre as metas para 2024. Desde já, peço desculpas caso haja demora na resposta a algum comentário.

Desejo a todos os leitores e colegas da Finansfera um excelente ano de 2024, repleto de momentos positivos, saúde e, acima de tudo, sucesso.

Um abraço.

2 comentários:

  1. Boa noite SP! Você está certa na sua decisão...nada melhor que investir naquele que te dá tranquilidade. Simplificar na minha opinião raramente gera perda de rentabilidade...O que tem que ficar de olho é não concentrar demais em poucos ativos. Parabéns pelo seu resultado! Foi excelente, assim como a disciplina de aportar todos os meses. Você está no caminho certo! Ótimo 2024!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, VVI.

      Concordo plenamente que investir naquilo que proporciona tranquilidade é fundamental. Estou ciente da concentração de algumas ações em minha carteira. Não pretendo realizar alterações tão abruptas como a última vez, por isso planejo resolver essa questão por meio de novos aportes na carteira atual, além de considerar a adição de uma ou duas novas ações.

      Desejo também um excelente 2024 para você, repleto de prosperidade e realizações financeiras.

      Abraço

      Excluir