04 fevereiro, 2023

Prós e Contras do Movimento FIRE

Benefícios e Desafios do Estilo de Vida FIRE


saiba_como_se_aposentar_aos_40_anos

O movimento FIRE é uma filosofia financeira que tem como objetivo alcançar a independência financeira o mais cedo possível, a fim de ter tempo livre para fazer o que se desejar.

Isso é alcançado através de uma combinação de aumento de renda, redução de despesas e investimentos inteligentes. 

O movimento FIRE é amplamente divulgado na internet e é popular entre jovens que buscam uma forma de escapar do padrão tradicional de trabalhar até a aposentadoria. 

A meta é acumular uma quantidade suficiente de poupanças e investimentos para poder viver de juros e dividendos, sem precisar trabalhar por dinheiro.

Mas, como toda escolha financeira, ser FIRE tem suas vantagens e desvantagens. Vamos explorar ambos os lados a seguir.


Vantagens:

1. Tempo livre: A principal vantagem é ter mais tempo livre para fazer o que se deseja, sem estar preso ao trabalho por dinheiro.

2. Independência financeira: Alcançar a independência financeira permite viver sem preocupações financeiras e ter mais liberdade para tomar decisões importantes na vida.

3. Flexibilidade: Com menos dependência do trabalho, é possível ter mais flexibilidade na escolha de trabalhos ou projetos que sejam realmente desejados.

4. Mais tempo para atividades pessoais: Com mais tempo livre, é possível dedicar mais tempo à família, viagens, hobbies, etc.

5. Menos estresse: Ao não depender do trabalho para a renda, é possível reduzir o estresse financeiro e ter uma vida mais equilibrada e saudável.


Desvantagens:

1. Restrição financeira: Embora a independência financeira seja uma das vantagens, é necessário ter uma renda limitada para alcançá-la, o que pode significar ter que fazer escolhas financeiras restritas.

2. Dificuldade em equilibrar despesas e poupanças: Ser FIRE requer um planejamento rigoroso das despesas e poupanças, o que pode ser desafiador para algumas pessoas.

3. Risco financeiro: O investimento é uma parte fundamental do movimento FIRE, mas há sempre um risco envolvido. Se os investimentos não renderem como esperado, a independência financeira pode não ser alcançada.

4. Falta de estabilidade de renda: Ao depender de investimentos e juros, é possível que haja variações na renda, o que pode ser um problema para algumas pessoas.

5. Desafios sociais: Ser FIRE pode ser visto como uma escolha diferente e pode haver julgamentos ou críticas por parte de outras pessoas. Além disso, pode ser difícil se relacionar com outras pessoas que têm objetivos financeiros diferentes.


O movimento FIRE oferece uma alternativa ao modelo convencional de trabalhar até a aposentadoria, permitindo que as pessoas alcancem a independência financeira e tenham mais tempo livre para perseguir seus sonhos e interesses. 

No entanto, é importante ter em mente que essa escolha financeira não é adequada para todos e envolve certos riscos e desafios, incluindo restrições orçamentárias, dificuldades em equilibrar despesas e poupanças, e questões sociais. 

Para aqueles que optam pelo FIRE, é crucial ter uma abordagem bem planejada e ser paciente ao longo do caminho para alcançar seus objetivos financeiros.


Dois livros para quem está começando e que podem auxiliar na jornada do FIRE:

13 comentários:

  1. Os desafios são grandes, acho que social e psicológico devem ser os piores. Já temos muitos casos para nos inspirar e aprender, mas acredito que no final a maioria ainda vai procurar alguma coisa, algum trabalho, pra se entreter e dar um sentido na vida, sentimento de ser útil, ficar sem fazer nada leva a pessoa pra depressão (eu acho). Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente, Bilionário. A busca por trabalho e propósito na vida é fundamental para evitar a depressão.

      Abraços

      Excluir
  2. Boa tarde Poupadora! O mais difícil no FIRE na minha opinião é ter paciência pra alcança-lo...Estamos falando de décadas de organização e disciplina necessárias para atingi-lo e isso não é pra qualquer um...Ao meu ver a melhor forma de mitigar isso é ir percebendo que o FIRE não se atinge no final, mas a cada dia atingimos um pouquinho mais dele, garantindo um rendimento maior no fim do mês dado o crescimento do patrimônio. Eu pessoalmente acho que na verdade a verdadeira filosofia que a maioria segue é o FI (independência financeira) e não o FIRE mesmo (que por conceito inclui a aposentadoria antecipada). O problema é que o termo FIRE é bem mais legal e acaba sendo usado por nós todos...rsrs.

    Grande abraço!

    Obs: "The FIRE is spreading"...kkk...viu como a sigla FIRE foi feita pra marketing?"You are on FIRE"...rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paciência é realmente a chave para alcançar o FIRE. É preciso de muita organização e disciplina para chegar lá e, como você mencionou, é importante ir percebendo que o FIRE é alcançado aos poucos ao longo do tempo, aumentando o rendimento mensal.

      Eu também acredito que a verdadeira filosofia é a independência financeira e não necessariamente a aposentadoria antecipada.

      O termo FIRE é bem mais atraente (Risos).

      "The FIRE is spreading"...kkk...viu como a sigla FIRE foi feita pra marketing?"You are on FIRE"...rsrs
      Ai que BURRA 😂

      Abraços

      Excluir
  3. A maioria que investe pra ser fire tem ações e fiis. Só invisto em LCI tanto o dinheiro que entra do aluguel, como o que sobra do trabalho. Meu patrimônio é uma constante, nunca tem quedas, só que quando a selic estava em 2% ao ano a LCI rendia 0,15 ao mês. A poupança era pior ainda com 0,11%, mas só aplico em LCI mesmo agora com carência de 90 dias.

    Não existe banco grande que vai pagar 90%, 100% do CDI numa Lci com a selic alta desse jeito. É 75%, 80%, ainda peguei algumas a 85% no BB em 2021/2022. Tesouro Selic eu lembro que teve 2 meses no negativo quando a selic estava em 2% ao ano em 2020, não aceito renda fixa com marcação a mercado pra esperar 10, 20, 30 anos pra resgatar sem esse risco da marcação.

    Pra quem aporta todo mês um pouco, preço médio vai a zero no longo prazo, logo, pra mim renda variável não faz sentido. Preço médio a zero eu tenho na LCI, valor aplicado é sempre o mesmo, só se acrescentam os juros. Mesma coisa com ações e fiis, compra em vários preços, no fim, não ganha e nem perde no preço médio e só vai render mesmo os dividendos recebidos conforma a quantidade de ações ou títulos e se a empresa pagar ainda.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É importante levar em consideração diferentes opiniões e perspectivas a respeito de investimentos. Aportar todo mês e usar o preço médio pode ser uma estratégia eficaz para alguns investidores.

      Ao mesmo tempo, é necessário lembrar que cada pessoa tem suas próprias preferências e objetivos financeiros, e o que é certo para uma pessoa pode não ser o melhor para outra.

      Abraços

      Excluir
  4. Muito boa visão, Poupadora.

    A teoria é realmente muito boa, mas historicamente a disciplina pra chegar lá é a principal dificuldade que as pessoas tem. Se não fosse por isso e todos seguissem a filosofia à risca, certamente teríamos muito mais adeptos ao movimento.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente. Na teoria é tudo muito lindo (risos). Acho compreensível que a falta de disciplina seja um desafio para muitos, mas é importante destacar que a disciplina é uma questão fundamental para alcançar qualquer objetivo, incluindo a filosofia FIRE.

      Abraços

      Excluir
  5. É um estilo de vida que não se pode comentar com qualquer um, algumas pessoas não entendem a ideia de poupar, ainda mais sem se preocupar com taxa, preço, etc... A maioria que eu conheço conquistou a IF com imóveis e poupança, mas os ganhos mensais para aportes sempre aumentavam ao longo do tempo. As que podem viver de renda, tem salas comerciais, casas, apartamentos e aplicam o dinheiro muitas vezes na renda fixa mesmo.

    Hoje se compara muito os investimentos, por exemplo, FII e imóvel são coisas totalmente diferentes e temos a oportunidade de ter os 2. A comparação atrasa a IF. Não se vende nada que tem valor pra aplicar em outra coisa.

    Pra quem aporta um pouco por mês é muito difícil ter ganho de capital na renda variável, vai aumentar o patrimônio com dividendos e aluguéis de fiis mesmo. Vai comprar na alta, na baixa, no fim, o valor aplicado vai ser sempre o mesmo ao longo do tempo, num mês 2% positivo, no outro, 2% negativo etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É compreensível que cada pessoa tem sua própria forma de conquistar a independência financeira, seja através de imóveis, poupança, renda fixa, entre outros. É importante ter em mente que não há uma única forma certa de se alcançar esse objetivo, cada pessoa tem suas preferências e estratégias.

      Concordo que ficar comparando diferentes tipos de investimentos pode atrasar o objetivo de independência financeira. É importante se concentrar em suas próprias escolhas e estratégias.

      Abraços

      Excluir
  6. tudo na vida tem dois lados. o movimento FIRE não seria diferente. Mas com ctz traz mais beneficios do que malefícios. O de ouvir a palavra "liberdade" ja deixa a gente mais leve.

    Obrigado pelas suas observações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acredito que o movimento FIRE pode oferecer mais benefícios, mas cada pessoa tem sua própria percepção.

      A ideia de liberdade financeira é maravilhosa e, como você mencionou, deixa a gente muito mais leve.

      Abraços

      Excluir